Notícia

image

Como usar a bombinha tira leite

As vantagens da bombinha elétrica

As bombinhas elétricas são mais fáceis de usar, porque fazem o trabalho pela mulher e podem ser simples, se extrairem o leite de uma mama de cada vez ou duplas, se a extração ocorrer nas duas mamas ao mesmo tempo. Existem várias bombas elétricas diferentes para venda, que podem ter várias modalidades disponíveis, como o ajuste de velocidade ou der pressão, por exemplo.

A bombinha elétrica dupla tem mais vantagens que a bombinha simples porque é possível obter mais quantidade de leite em menos tempo, o leite obtido tem um teor energético mais elevado, o que é especialmente benéfico para bebês prematuros e além disso, faz-se também um melhor esvaziamento da mama, o que promove a manutenção do aleitamento.


Como usar a bombinha passo a passo

Para usar corretamente a bombinha, deve-se:

  1. Lavar bem as mãos antes de começar a extrair o leite;
  2. Escolher um funil com o tamanho certo para o peito, que se deve ajustar bem ao mamilo, deixando espaço suficiente para que não roce contra a parede do funil e possa movimentar-se livremente para a frente e para trás;
  3. Extrair o vácuo máximo confortável, que é o vacuo mais forte que a mãe pode tolerar com uma sensação de conforto;
  4. Massagear o peito antes ou durante a extração, fazendo movimentos circulares à volta da auréola, para estimular a descida do fluxo de leite;
  5. Caso se opte por tirar o leite de uma mama de cada vez, deve-se alternar várias vezes entre ambas as mamas;

A retirada do leite nunca deve ser dolorosa e caso a mulher sinta dores, deve interromper imediatamente o processo.


Como lavar a bombinha

As bombas de leite devem ser sempre lavadas antes e depois da utilização, mediante as indicações do fabricante.

Geralmente, deve ser feita uma lavagem por dia mais profunda e para isso deve-se desmontar o kit de extração em peças individuais e ferver os componentes não elétricos durante cerca de 5 minutos em água e os componentes elétricos devem ser limpos com um pano seco.

De qualquer forma, antes de proceder à limpeza devem-se sempre ler primeiro as instruções do fabricante, para evitar qualquer dano na bomba.